segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Tomo - O melhor sushi de Lisboa


É sempre um risco afirmações absolutas como as do título desta entrada mas desde que o saudoso Aya fechou as portas o Tomo tem sido o nosso destino de romagem quando as saudades da cozinha do mestre Tomoiaki Kanazawa já não são disfarçadas pelos outros sushis – bons mas menos - que nos servem pela cidade.

Mas o título peca por defeito já que o mestre Kanazawa, antigo chef da embaixada nipónica em Lisboa,  não se limita a servir sushi mas também outros pratos de deliciosa comida tradicional japonesa dificilmente encontrados em outros restaurantes de Lisboa. É tanto assim que com frequência encontrarmos a sala quase cheia de turistas japoneses que se desviam da beaten track para aqui matarem as saudades gastronómicas.

Ao almoço existem menus pré definidos, a um preço mais convidativo. Uma escolha sempre acertada é o menu sushi, uma selecção de peixe irrepreensível que habitualmente inclui torô, a mais gorda e deliciosa parte do atum. O outro prato eleito, desta vez da carta, foi Maguro Tataki , o atum braseado, bem acompanhado por molho de miso e alho francês.  


O Tomo oferece sempre umas pequenas entradas que vão variando ao sabor da inspiração do mestre Kanazawa. Desta vez tocou-nos um preparado de atum e uma pasta de peixe branco.

A refeição descrita, cafés e chás ficou-nos por 44,80. Vale cada cêntimo.

Um último conselho:  A carta é bastante completa e cheia de razões para visitar o Tomo, mas vale a pena ignorá-la e simplesmente deixarmo-nos guiar pelas sugestões da equipa. Há sempre uma boa surpresa à nossa espera.

1 comentário:

  1. Os amigos da má vida ainda não experimentaram mas o que ouvimos falar através de vocês é tão bom que o recomendámos a um casal que procurava um japonês para comemorar mais um ano de enlace matrimonial.
    Boas fotos, texto ainda mais apetitoso.

    ResponderEliminar