sexta-feira, 26 de julho de 2013

de Castro Elias – Do cachaço de bacalhau e outras iguarias



Conseguem imaginar uma espécie de patanisca bem redondinha, fofa e enxuta, e em que finas lascas de bacalhau se desfazem na boca? O Chef Miguel Castro Silva, do Restaurante de Castro Elias, chamou-lhe Iscas do Cachaço de Bacalhau. Na verdade, não lhes poderia chamar outra coisa: as pataniscas preparam-se desfiando o fiel amigo e misturando no polme, enquanto as iscas são lascas de bacalhau passadas por polme e fritas.  Nós chamámos-lhes um figo.

Este foi um dos quatro pratos para picar que não seleccionámos da lista: limitámo-nos a fazer eco do pedido da senhora da mesa lado, habitué da casa, tal o entusiasmo, justificadíssimo, com que o recomendava à sua comensal.

Já ao comando da carta, quisemos manter-nos na primeira metade da lista - os ditos pratos para picar -, experimentando um peixe novo para nós, a Cavala fumada com escabeche de cebola. Um belo filete da dita com uma colherada de cebola que nos deixa em lágrimas quando acaba, pela vontade que nós dá de continuar a comê-la.

Mais conservador nas investidas gastronómicas, o meu parceiro fez uma aposta segura nos Ovos de Codorniz com Chouriço. Nunca falha.

Terminámos com uma Açorda com Cogumelos e Enchidos. Mesmo os que não apreciam esta forma de comer o pão ficariam rendidos à mistura de sabores entre cogumelos frescos e enchidos bem picadinhos.

Um apontamento para as bebidas. A água está sempre disponível em todas as mesas numa elegante e personalizada garrafa com a inscrição do nome do restaurante. Para os que não têm receio de beber ao almoço, o vinho a copo é uma excelente opção. No caso, um bem sugerido Quinta da Lagoalva tinto, meio encorpado e algo doce, um parceiro à altura dos pratos experimentados.

O espaço não é grande,  o que o torna mais acolhedor, com decoração despojada e moderna. O atendimento é cordial e afável.

Couvert composto por pão fatiado e uma deliciosa pasta de azeitona preta, quatro pratos para picar, um copo de vinho e água fica em média por 14€. Para estômagos que careçam de maior ocupação, não provámos mas recomendaram-nos, as amêijoas com feijão manteiga e a tiborna de bacalhau. Fica para a próxima! 

Sem comentários:

Enviar um comentário