terça-feira, 30 de julho de 2013

Umai Chiado - A Ásia em Lisboa


A Ásia é um bocado de terra que começa em Istambul e se estende até ao Japão, o país onde o sol nasce. Como se calcula, não é fácil nem barato conhecer o continente asiático, o mais extenso à face da Terra. Mas basta ir ao número 78 da Rua da Misericórdia para pelo menos conhecer os seus paladares graças ao Chef Paulo Morais - o equivalente moderno e gastronómico de Fernão Mendes Pinto - que por lá peregrinou, aprendeu os ensinamentos dessas terras distantes e voltou decidido a missionar-nos no gosto pelos sabores orientais. E nós já nos convertemos há muito.

Mais concretamente, seguimo-lo assiduamente desde os tempos do QB em Oeiras e mantemos essa perseguição nos Umais: O Izakaya do Umai e o Umai do Chiado, os mais recentes projectos do Paulo e da Anna Lins.

Mas vamos ao que interessa. O nosso último almoço no Umai do Chiado começou por dois pratos incontornáveis: a espuma de caril com vieiras (acompanhadas pela crocante cebola frita) e as cornucópias de sésamo com caranguejo real e molho yuzu. Obrigatório.

De seguida dividimos um menu Umai, que varia diariamente, composto por quatro pratos dos quais guardamos especial memória dos baozis com caril de porco e das guiozas de alperce.

Para beber escolhemos dois magníficos chás: o de jasmim com flores e o verde, com pipoca de arroz.

Tudo ficou-nos por pouco menos de 20 € por pessoa, montante que nem um táxi paga em Tóquio, por exemplo.

Todos os pratos com uma apresentação cuidada mas elegantemente despretensiosa, a combinar com a decoração do espaço.  Já agora, parece que umai é uma expressão japonesa usada informalmente quando queremos dizer que a comida nos sabe bem. Poucos restaurantes lisboetas se poderão gabar de ter um nome tão apropriado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário